Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de maio de 2014

TROVADORISMO











ATIVIDADES
1. Assinale 1 para as cantigas de amigo; 2 para as cantigas de amor; 3 para as cantigas de escárnio:
a. (   ) “Senhor fremosa (formosa), pois me non queredes
creer a coita (dor) en que me ten amor,
por meu mal é que que tanbenparecedes
e por meu mal vos filhei (tomei) por senhor

b. (   ) “Ai dona fea! foste-vos queixar
porque vos nunca loei (louvei) em meu trobar (cantar)
mais ora quero fazer un cantar
em que vos loarei (louvarei) toda via
e vedes como vos quero loar:
donafea, velha e sandia!” (louca)

c. (   ) “Bailemos nós já todas três, ai amigas,
so (sob) aquestas avelaneiras frolidas (floridas)
equen for velida (bela), como nós, velidas (belas)

2. “Coube ao século XIX a descoberta surpreendente da nossa primeira época lírica. Em 1904, com a edição crítica e comentada doCancioneiro da Ajuda, por Carolina Michaelis de Vasconcelos, tivemos a primeira grande visão de conjunto do valiosíssimo espólio descoberto.” (Costa Pimpão).
A afirmativa se refere a uma época literária. Responda:
a) qual é essa “primeira época lírica” portuguesa?_________________
b) que tipos de composições poéticas se cultivavam nessa época?

3. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do Trovadorismo em Portugal:
a. (   ) Durante o Trovadorismo, ocorreu a separação entre a poesia e a música.
b. (   ) Muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de cancioneiros.
c. (   ) Nas cantigas de amor há o reflexo do relacionamento entre senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão.
d. (   ) Nas cantigas de amigo, o trovador (sempre um homem) escreve o poema assumindo o papel feminino.

4. Assinale a alternativa INCORRETA sobre as cantigas de amor:
a. (   ) Apresentam forte influência provençal e eu-lírico masculino.]
b. (   ) Têm uma linguagem mais sofisticada que as cantigas de amigo.
c. (   ) Seu tema é o sofrimento amoroso ocasionado, em geral, pela dife-rença social existente entre o trovador e a amada.
d. (   ) A mulher amada, ou ignora a paixão do trovador ou está ciente dela e a despreza.

5. Qual a obra literária considerada o marco inicial do período trovadoresco em Portugal?

6.Quais são as características das:
a- cantigas de amigo:
b- cantigas de amor:
c- cantigas de escárnio:
d- cantigas de maldizer:

7-Estes meus olhos nunca perderán,
Senhor, gran coita, mentr’eu vivo for,
E direi-vos, fremosa mia senhor,
Destes meus olhos a coita que hán:
Choran e ceganquando’alguen non veem
E ora cegam por alguem que veem.

O texto acima é um(a):
a. (   ) soneto                      b. (   ) cantiga de amor
c. (   ) cantiga de amigo      d. (   ) cantiga satírica

8-. “Ai, flores, ai flores do verde ramo
sesabedes (sabeis) novas do meu amado?
Ai, Deus, e u (onde) é (está)?”

Baseado nas características do período literário a que pertence o texto acima, escreva as palavras que completam as lacunas da frase abaixo:
Os versos pertencem a uma cantiga de (a) ____________, característica do (b) ______________ português, estética literária dos séculos XII, XIII e XIV.

9-TEXTO III
Tão cedo passa tudo quanto passa!
morre tão jovem ante os deuses quanto
Morre! Tudo é tão pouco!
Nada se sabe, tudo se imagina.
Circunda-te de rosas, ama, bebe
E cala. O mais é nada.
(Fernando Pessoa, Obra poética.)


TEXTO IV
Os privilégios que os Reis
Não podem dar, pode Amor,
Que faz qualquer amador
Livre das humanas leis.
mortes e guerras cruéis,
Ferro, frio, fogo e neve,
Tudo sofre quem o serve.
(Luís de Camões, Obra completa.)


TEXTO V
As minhas grandes saudades
São do que nunca enlacei.
Ai, como eu tenho saudades
Dos sonhos que não sonhei!...)
(Mário de Sá Carneiro, Poesias.) 


 A alternativa que indica texto que faz parte da poesia medieval da fase trovadoresca é
a) I.   
b) II. 
c) III.   
d) IV.   
e) V.

10-(FUVEST) Interpretando historicamente a relação de vassalagem entre homem amante/mulher amada, ou mulher amante/homem amado, pode-se afirmar que:

a) o Trovadorismo corresponde ao Renascimento.
b) o Trovadorismo corresponde ao movimento humanista.
c) o Trovadorismo corresponde ao Feudalismo. 
d) o Trovadorismo e o Medievalismo só poderiam ser provençais.
e) tanto o Trovadorismo como o Humanismo são expressões da decadência medieval

11. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor. 
a) O ambiente é rural ou familiar. 
b) O trovador assume o eu-lírico masculino: é o homem quem fala.  
c) Têm origem provençal.  
d) Expressam a "coita" amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível.  
e) A mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do trovador. 

12. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
 O ambiente é rural ou familiar.
 O trovador assume o eu lírico masculino: é o homem quem fala.
 Têm origem provençal.
 Expressam a "coita" amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível.
 A mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do trovador.

13. Marque V para verdadeiro e F para falso, e em seguida aponte a alternativa que traz a sequência correta:

( ) As cantigas de mal dizer e de escárnio pertencem à lírica trovadoresca.
( ) As cantigas de amigo possuem um ambiente palaciano e o eu lírico é feminino, apesar de serem escritas por homem.
( ) As cantigas de amor possuem um ambiente palaciano e suas características principais são a vassalagem amorosa e a coita de amor.
( ) A canção da Ribeirinha iniciou o trovadorismo português.
( ) As cantigas de amigo, em geral, possuem um eu lírico feminino, apesar de serem escritas por homens. A temática principal, quase sempre, é o sofrimento da mulher pelo amado que partiu.
 F – F – V – V – V.
F – V – V – F – V.
V – F – V – V – F.
F – F – F – V – V.
V – F – V – F – F.

14. Assinale a alternativa incorreta:
 Na cantiga de amigo, o eu lírico feminino lamenta a ausência do amigo distante;
Na cantiga de escárnio, a sátira é feita indiretamente e usam-se a ironia e as ambiguidades;
Na cantiga de maldizer, o erotismo pode estar presente;
Na cantiga de amor, o apelo erótico é purificado e ocorre a idealização do amor;
Na cantiga de amigo, é raro o uso de refrão, assim como do paralelismo.

15. Leia o e responda:

Eu te amo, meu amor,
volte querido,
meu coração lateja de saudades.
(Luiz Marcelo Michelon Zardo)

 Sobre o "textinho" acima, ele se assemelha mais às:

A) Cantigas de amor
B) Cantigas de amigo
C) Cantigas de escárnio
D) Cantigas de maldizer
E) Cantigas humanistas
F) n.d.a


GABARITO:
1-A-1,B-3,C-2;
2-A-Trovadorismo, b- Poemas acompanhados de música, ou seja, cantigas.
3-A
4-B
5-Cantiga da Ribeirinha
6- A- Eu-lírico feminino, ambiente rural, paralelismo, representação da saudade do amado ou amante.
B- Eu-lírico masculino, ambiente palaciano, vassalagem amorosa, coita de amor.
C- Critica, duplo sentido, ironia e sátira indireta.
D- Sátira direta, irreverência, agressividade e malicia.
7-C
8-a-amigo, b- trovadorismo.
9-Anulada
10-C
11-A
12-A
13-A
14-E
15-B

Nenhum comentário:

Postar um comentário