ATIVIDADES
1.
Assinale 1 para as cantigas de amigo; 2 para as cantigas de amor; 3 para as
cantigas de escárnio:
a.
( ) “Senhor fremosa (formosa), pois me non queredes
creer a
coita (dor) en
que me ten amor,
por meu
mal é que que tanbenparecedes
e por meu
mal vos filhei (tomei) por
senhor”
b.
( ) “Ai dona fea! foste-vos queixar
porque
vos nunca loei (louvei) em
meu trobar (cantar)
mais ora
quero fazer un cantar
em que
vos loarei (louvarei) toda
via
e vedes
como vos quero loar:
donafea,
velha e sandia!” (louca)
c.
( ) “Bailemos nós já todas três, ai amigas,
so (sob) aquestas
avelaneiras frolidas (floridas)
equen for
velida (bela), como
nós, velidas (belas)
2. “Coube
ao século XIX a descoberta surpreendente da nossa primeira época lírica. Em 1904,
com a edição crítica e comentada doCancioneiro da Ajuda, por Carolina
Michaelis de Vasconcelos, tivemos a primeira grande visão de conjunto do
valiosíssimo espólio descoberto.” (Costa Pimpão).
A
afirmativa se refere a uma época literária. Responda:
a) qual é
essa “primeira época lírica” portuguesa?_________________
b) que
tipos de composições poéticas se cultivavam nessa época?
3.
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do Trovadorismo em Portugal:
a.
( ) Durante o Trovadorismo, ocorreu a separação entre a poesia e a
música.
b.
( ) Muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou
coletâneas que receberam o nome de cancioneiros.
c.
( ) Nas cantigas de amor há o reflexo do relacionamento entre
senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão.
d.
( ) Nas cantigas de amigo, o trovador (sempre um homem) escreve o
poema assumindo o papel feminino.
4.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as cantigas de amor:
a.
( ) Apresentam forte influência provençal e eu-lírico masculino.]
b.
( ) Têm uma linguagem mais sofisticada que as cantigas de amigo.
c.
( ) Seu tema é o sofrimento amoroso ocasionado, em geral, pela
dife-rença social existente entre o trovador e a amada.
d.
( ) A mulher amada, ou ignora a paixão do trovador ou está ciente
dela e a despreza.
5. Qual a
obra literária considerada o marco inicial do período trovadoresco em Portugal?
6.Quais
são as características das:
a-
cantigas de amigo:
b-
cantigas de amor:
c-
cantigas de escárnio:
d-
cantigas de maldizer:
7-“Estes meus olhos nunca
perderán,
Senhor,
gran coita, mentr’eu vivo for,
E
direi-vos, fremosa mia senhor,
Destes
meus olhos a coita que hán:
Choran e
ceganquando’alguen non veem
E ora cegam
por alguem que veem.
O texto
acima é um(a):
a.
( )
soneto
b. ( ) cantiga de amor
c.
( ) cantiga de amigo d. (
) cantiga satírica
8-. “Ai, flores, ai flores do
verde ramo
sesabedes
(sabeis)
novas do meu amado?
Ai, Deus,
e u (onde) é (está)?”
Baseado
nas características do período literário a que pertence o texto acima, escreva
as palavras que completam as lacunas da frase abaixo:
Os versos
pertencem a uma cantiga de (a) ____________, característica do (b) ______________
português, estética literária dos séculos XII, XIII e XIV.
9-TEXTO III
Tão cedo passa tudo quanto passa!
morre tão jovem ante os deuses
quanto
Morre! Tudo é tão pouco!
Nada se sabe, tudo se imagina.
Circunda-te de rosas, ama, bebe
E cala. O mais é nada.
(Fernando Pessoa, Obra poética.)
TEXTO IV
Os privilégios que os Reis
Não podem dar, pode Amor,
Que faz qualquer amador
Livre das humanas leis.
mortes e guerras cruéis,
Ferro, frio, fogo e neve,
Tudo sofre quem o serve.
(Luís de Camões, Obra completa.)
TEXTO V
As minhas grandes saudades
São do que nunca enlacei.
Ai, como eu tenho saudades
Dos sonhos que não sonhei!...)
(Mário de Sá Carneiro, Poesias.)
A alternativa que indica
texto que faz parte da poesia medieval da fase trovadoresca é
a) I.
b)
II.
c) III.
d) IV.
e) V.
10-(FUVEST)
Interpretando historicamente a relação de vassalagem entre homem amante/mulher
amada, ou mulher amante/homem amado, pode-se afirmar que:
a) o
Trovadorismo corresponde ao Renascimento.
b) o
Trovadorismo corresponde ao movimento humanista.
c) o
Trovadorismo corresponde ao Feudalismo.
d) o
Trovadorismo e o Medievalismo só poderiam ser provençais.
e) tanto
o Trovadorismo como o Humanismo são expressões da decadência medieval
11. Assinale a alternativa INCORRETA
a respeito das cantigas de amor.
a) O
ambiente é rural ou familiar.
b) O
trovador assume o eu-lírico masculino: é o homem quem fala.
c) Têm
origem provençal.
d)
Expressam a "coita" amorosa do trovador, por amar uma dama
inacessível.
e) A
mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais
elevada que a do trovador.
12. Assinale
a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
ⓐ O ambiente é rural ou familiar.
ⓑ O trovador assume o eu lírico masculino: é o homem quem fala.
ⓒ Têm origem provençal.
ⓓ Expressam a "coita" amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível.
ⓔ A mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do trovador.
ⓐ O ambiente é rural ou familiar.
ⓑ O trovador assume o eu lírico masculino: é o homem quem fala.
ⓒ Têm origem provençal.
ⓓ Expressam a "coita" amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível.
ⓔ A mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do trovador.
13. Marque
V para verdadeiro e F para falso, e em seguida aponte a alternativa que traz a
sequência correta:
( ) As cantigas de mal dizer e de escárnio pertencem à lírica trovadoresca.
( ) As cantigas de amigo possuem um ambiente palaciano e o eu lírico é feminino, apesar de serem escritas por homem.
( ) As cantigas de amor possuem um ambiente palaciano e suas características principais são a vassalagem amorosa e a coita de amor.
( ) A canção da Ribeirinha iniciou o trovadorismo português.
( ) As cantigas de amigo, em geral, possuem um eu lírico feminino, apesar de serem escritas por homens. A temática principal, quase sempre, é o sofrimento da mulher pelo amado que partiu.
ⓐ F – F – V – V – V.
ⓑ F – V – V – F – V.
ⓒ V – F – V – V – F.
ⓓ F – F – F – V – V.
ⓔ V – F – V – F – F.
( ) As cantigas de mal dizer e de escárnio pertencem à lírica trovadoresca.
( ) As cantigas de amigo possuem um ambiente palaciano e o eu lírico é feminino, apesar de serem escritas por homem.
( ) As cantigas de amor possuem um ambiente palaciano e suas características principais são a vassalagem amorosa e a coita de amor.
( ) A canção da Ribeirinha iniciou o trovadorismo português.
( ) As cantigas de amigo, em geral, possuem um eu lírico feminino, apesar de serem escritas por homens. A temática principal, quase sempre, é o sofrimento da mulher pelo amado que partiu.
ⓐ F – F – V – V – V.
ⓑ F – V – V – F – V.
ⓒ V – F – V – V – F.
ⓓ F – F – F – V – V.
ⓔ V – F – V – F – F.
14. Assinale
a alternativa incorreta:
ⓐ Na cantiga de amigo, o eu lírico feminino lamenta a ausência do amigo distante;
ⓑ Na cantiga de escárnio, a sátira é feita indiretamente e usam-se a ironia e as ambiguidades;
ⓒ Na cantiga de maldizer, o erotismo pode estar presente;
ⓓ Na cantiga de amor, o apelo erótico é purificado e ocorre a idealização do amor;
ⓔ Na cantiga de amigo, é raro o uso de refrão, assim como do paralelismo.
ⓐ Na cantiga de amigo, o eu lírico feminino lamenta a ausência do amigo distante;
ⓑ Na cantiga de escárnio, a sátira é feita indiretamente e usam-se a ironia e as ambiguidades;
ⓒ Na cantiga de maldizer, o erotismo pode estar presente;
ⓓ Na cantiga de amor, o apelo erótico é purificado e ocorre a idealização do amor;
ⓔ Na cantiga de amigo, é raro o uso de refrão, assim como do paralelismo.
15. Leia o e
responda:
Eu te amo, meu amor,
volte querido,
meu coração lateja de saudades.
(Luiz Marcelo Michelon Zardo)
Sobre o "textinho" acima, ele se assemelha mais às:
A) Cantigas de amor
B) Cantigas de amigo
C) Cantigas de escárnio
D) Cantigas de maldizer
E) Cantigas humanistas
F) n.d.a
Eu te amo, meu amor,
volte querido,
meu coração lateja de saudades.
(Luiz Marcelo Michelon Zardo)
Sobre o "textinho" acima, ele se assemelha mais às:
A) Cantigas de amor
B) Cantigas de amigo
C) Cantigas de escárnio
D) Cantigas de maldizer
E) Cantigas humanistas
F) n.d.a
GABARITO:
1-A-1,B-3,C-2;
2-A-Trovadorismo, b- Poemas acompanhados de música, ou seja, cantigas.
3-A
4-B
5-Cantiga da Ribeirinha
6- A- Eu-lírico feminino, ambiente rural, paralelismo, representação da saudade do amado ou amante.
B- Eu-lírico masculino, ambiente palaciano, vassalagem amorosa, coita de amor.
C- Critica, duplo sentido, ironia e sátira indireta.
D- Sátira direta, irreverência, agressividade e malicia.
7-C
8-a-amigo, b- trovadorismo.
9-Anulada
10-C
11-A
12-A
13-A
14-E
15-B
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