Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de maio de 2014

AVALIAÇÃO TROVADORISMO 1º ANO / ENSINO MÉDIO



Texto 1
Meu coração, não sei por que
Bate feliz quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo
Mas mesmo assim
Foges de mim
Ah se tu soubesses como sou tão carinhosa
E o muito, muito que te quero
E como é sincero o meu amor
Eu sei que tu não fugirias mais de mim
Vem, vem, vem, vem
Vem sentir o calor dos lábios meus a procura dos teus
Vem matar essa paixão que me devora o coração
E só assim então serei feliz
Bem feliz
Texto 2
Senhora minha, desde que vos vi,
lutei para ocultar essa paixão
que me tomou inteiro o coração;
mas não suporto mais e decidi
que saibam todos o meu grande amor,
a tristeza que tenho, a imensa dor
que sofro desde o dia em que vos vi.
Quando souberem que por vós sofri
tamanha pena, causa-me dor, senhora,
que diga alguém, vendo-me triste agora,
que por vossa crueldade padeci,
eu, que sempre vos quis mais que ninguém,
e nunca me quiseste fazer bem,
nem ao menos saber o que eu sofri.
[...]
Já que assim é, eu venho-vos implorar
que queirais pelo menos consentir
que passe a minha vida a vos servir,
e que possa dizer em meu cantar
que esta mulher, que em seu poder me tem
sois vós, senhora minha, vós meu bem;
graça maior não ousarei rogar.
1.              A situação amorosa cantada pelo eu lírico medieval tem pontos em comum com a situação cantada pelo eu lírico da canção “Carinhoso”? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.              O que o eu lírico da letra da canção de Pixinguinha deseja para ser feliz?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.              As expectativas do eu lírico da cantiga medieval são semelhantes a essas? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.              Compare a maneira como o eu lírico de cada um dos textos se relaciona com a pessoa amada
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.                  Assinale 1 para as cantigas de amigo; 2 para as cantigas de amor; 3 para as cantigas de escárnio:
a. (   ) “Senhor fremosa (formosa), pois me non queredes
creer a coita (dor) en que me ten amor,
por meu mal é que que tanbenparecedes
e por meu mal vos filhei (tomei) por senhor
b. (   ) “Ai dona fea! foste-vos queixar
porque vos nunca loei (louvei) em meu trobar (cantar)
mais ora quero fazer un cantar
em que vos loarei (louvarei) toda via
e vedes como vos quero loar:
donafea, velha e sandia!” (louca)
c. (   ) “Bailemos nós já todas três, ai amigas,
so (sob) aquestas avelaneiras frolidas (floridas)
e quen for velida (bela), como nós, velidas (belas)


6.                  Referente a cantiga de amor é correto afirmar, que:
a-      O trovador, de acordo com as regras do amor cortes, ao cantar a alegria de amar na cantiga de amor, revela em seus poemas o nome da mulher amada.
b-      O homem, nesse tipo de composição poética, nutre esperanças de, um dia, conquistar a mulher amada, que, mesmo sendo imperfeita, é o objeto do seu desejo.
c-      A cantiga de amor, na lírica trovadoresca, caracteriza-se por conter a confissão amorosa da mulher, que lamenta a ausência do namorado que viajou e a abandonou.
d-     O trovador, na cantiga de amor, coloca-se no lugar da mulher que sofre com a partida do amado e confessa seus sentimentos a um confidente (mãe, amiga ou algum elemento da natureza).
e-      O homem apaixonado, na cantiga de amor, sofre e coloca-se m posição de servo do “senhor” (não existia a palavra “senhora”), divinizando a mulher, o que torna quase sempre a cantiga um lamento, expressão do sofrimento amoroso.

7.                  Justifique a resposta da questão número 6.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8.                  Classifique as canções a seguir de acordo com as cantigas do Trovadorismo.

A-Fez-se mar,
Senhora o meu penar
Demora não, demora não
Vai ver, o acaso entregou
Alguém pra lhe dizer
O que qualquer dirá
Parece que o amor chegou aí
Parece que o amor chegou aí
Eu não estava lá, mas eu vi
Eu não estava lá, mas eu vi
Clareira no tempo
Cadeia das horas
Eu meço no vento
O passo de agora
E o próximo instante, eu sei, é quase lá
Peço não saber até você voltar

Resposta:_________________

b-De manhã quando ela acorda
Ela sempre se agita
Ela pula, ela bebe, ela chora, ela grita
Parecendo uma cabrita
Quando ela vai embora
Marido faz um comício
Sai feitiço, vai enguiço
Me livrei desse estrupício

Resposta:_____________

c- Quando você me deixou, meu bem,
Me disse pra ser feliz e passar bem.
Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci,
Mas depois, como era de costume, obedeci.
Quando você me quiser rever,
Já vai me encontrar refeita, pode crer,

Resposta:_______________

9.                  A submissão da mulher ao homem é um sintoma de violência cultural que tem sido combatido, mas ainda persiste em alguns lugares do mundo. As consequências disso são várias. Você lerá a seguir algumas frases relativas à situação da mulher no Trovadorismo. Assinale aquela em que há registro de uma dessas consequências.
a-                  A relação de vassalagem entre o servo e seu senhor é transferida para as Cantigas de Amor, uma vez que nelas a dama é apresentada como senhora absoluta do trovador.
b-                  A mulher é inacessível ao trovador, entre outras coisas, ou por ser casada, ou por sua condição social de superioridade.
c-                  Nas cantigas de Amigo, há queixas constantes das mulheres pela ausência do amado, que o rei levou para a guerra.
d-                 Nas cantigas de Amigo, a expressão do desejo feminino de retorno do amado exprime uma noção diversa da inacessibilidade da senhora existente nas Cantigas de Amor.
e-                  Não há notícias de que mulheres hajam escrito versos na época do Trovadorismo. O índice de analfabetismo entre elas era muito superior ao dos homens. São eles que expressam a voz delas nas cantigas de Amigo.

10.              Nas cantigas de amor,
 o trovador expressa um amor à mulher amada, encarando-a como um objeto acessível a seus anseios.
 o trovador velada ou abertamente ironiza personagens da época.
 o poeta pratica a vassalagem amorosa, pois, em postura platônica, expressa seu amor à mulher amada.
 o eu lírico é feminino, expressando a saudade da ausência do amado.
 existe a expressão de um sentimento feminino, apesar de serem escritas por homens.

3 comentários: