AULA 2 PROJETO ENEM
TEXTO PARA ESTUDO AULA 2: 25/05/2013
A participação do aluno
O aluno tem direito de participar das decisões escolares, pois possui informações, tem ideias próprias como qualquer pessoa e sua vida é afetada por aquilo que acontece na escola.
Hoje, a maioria das crianças e adolescentes tem acesso aos meios de comunicação de massa. Por meio da televisão, dos jornais, das revistas, das redes informatizadas como a internet, recebe todo o tipo de informação que lhe permite saber o que ocorre no país e no mundo. Ora, deter informação é um primeiro e importante requisito para que alguém tome decisões adequadas.
Além de ter informações, o aluno, como qualquer ser humano dotado de inteligência, é capaz de pensar, de formular ideias originais, de analisá-las, criticá-las e, quando for o caso, de reformulá-las se lhe apresentam um argumento contrário convincente. Tem, portanto, mais uma condição necessária à participação.
Em terceiro lugar, o aluno tem um direito legítimo de participar das decisões escolares: ele é o elemento principal da escola, que só existe para formá-lo, transmitindo-lhe conhecimentos e valores adequados à vida pessoal e social. Ou seja, a escola tem uma influência considerável na vida do aluno. Deixá-lo à margem das decisões significa tirar-lhe o direito de decidir sobre a própria vida.
Por tudo isso, quando fosse necessário e oportuno, o aluno deveria ser solicitado a dar opiniões e a ajudar na solução dos problemas do cotidiano escolar, não só porque esse é um direito de qualquer pessoa e ele é capaz de exercê-lo, mas também para que se torne um cidadão habituado a participar das decisões que lhe dizem respeito.
ATIVIDADES
1. Você acabou
de ler um texto dissertativo. No texto dissertativo,
a) narram-se
fatos;
b)
descrevem-se seres;
c) discute-se
uma ideia.
2. Apenas
lendo o título do texto, você seria capaz de saber qual a ideia a ser defendida
(isto é, você saberia dizer se o texto é a favor ou contra a participação do
aluno)? Por quê?
3. Compare o
título do texto com o início do primeiro parágrafo "o aluno tem direito de
participar das decisões escolares". É o título ou é o início do primeiro
parágrafo que permite perceber melhor a posição a ser defendida no texto?
4. O tema de
um texto dissertativo é a ideia central que será desenvolvida. Qual das alternativas apresenta o tema do texto
lido?
a) A
participação do aluno.
b) O aluno tem
direito de participar das decisões escolares.
c) O aluno
possui informações.
d) O aluno tem
ideias próprias como qualquer pessoa
e) A vida do
aluno é afetada por aquilo que acontece na escola.
5. Em qual
parágrafo é apresentado o tema, isto é, a ideia central defendida no texto?
6. Segundo o
texto, por que o aluno tem direito de participar das decisões escolares?
Assinale a resposta mais completa.
a) Porque
possui informações, tem ideias próprias como qualquer pessoa e sua vida é
afetada por aquilo que acontece na escola.
b) Porque tem
acesso aos meios de comunicação de massa.
c) Porque é
capaz de pensar, de formular ideias originais, de analisá-las, criticá-las e,
quando for o caso, de reformulá-las.
d) Porque tem
um direito legítimo de participar das decisões escolares: ele é o elemento
principal da escola.
7. Para
defender uma ideia, é preciso apresentar argumentos, ou seja, é necessário
apresentar as razões que justificam aquilo que afirmamos. Os argumentos são as
respostas à pergunta "Por quê?”. Qual alternativa da questão anterior
apresenta a síntese dos argumentos que justificam a afirmação do início do
primeiro parágrafo?
8. Em que
parágrafo é apresentada a síntese dos argumentos usados para defender a ideia
central do texto?
9. Você conclui que costumamos apresentar no
primeiro parágrafo desse tipo de texto dissertativo
a) o título.
b) o tema.
c) os
argumentos resumidos.
d) o título e
o tema.
e) o tema e os
argumentos resumidos.
10. No segundo,
terceiro e quarto parágrafos foram:
a)
desenvolvidos os argumentos apresentados resumidamente no primeiro parágrafo.
b)
apresentados novos argumentos para complementar os mencionados no primeiro
parágrafo.
11. No último
parágrafo,
a)
acrescenta-se um novo argumento para de fender a ideia.
b) reafirma-se
o que foi desenvolvido ao longo do texto e faz-se um comentário final.
c) faz-se um
comentário que introduz uma ideia contrária a tudo o que foi afirmado ao longo
do texto.
12. No texto
dissertativo, foi empregado o padrão culto ou a linguagem popular?
13. O autor
transmitiu suas emoções ou apenas se limitou a discorrer sobre o tema com
objetividade?
14. Você
concorda com a ideia central defendida nesse texto? Justifique.
15. Você
concorda com os três argumentos apresentados para justificar a afirmação
inicial? Justifique.
16. Escreva
resumidamente um novo argumento que poderia também ser usado para justificar a
ideia defendida no texto.
17. Qual seria
a ideia contrária àquela defendida nesse texto?
CARTÃO DE RESPOSTA DA REDAÇÃO
COMPETÊNCIAS AVALIADAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário