Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Sugestão de aula:Literatura e internet

Como seria o perfil de Macunaíma no Facebook?

A internet foi criada há mais ou menos uns 40 anos, com fins militares durante a Guerra Fria. Desde então seu uso foi aumentando em círculos acadêmicos restritos, apenas como mecanismo de comunicação interna. A internet só começou a ser usada por uma parcela maior da população em 1990. Se a compararmos à vida de uma pessoa, poderíamos dizer que só agora, com 21 anos, ela está saindo da adolescência.
Esses dados são importantes para que entendamos o porquê de uma grande porcentagem de usuários ser formada exatamente por jovens. Um garoto de 16 anos já nasceu em meio a tudo isso, facilitando seu processo de aprendizagem sobre o uso da ferramenta, pois ela nunca se apresentou a ele como uma novidade. Alguém de mais de 35 anos, por outro lado, viveu o choque de uma vida sem internet para uma vida com internet. Suas referências de pesquisa muito provavelmente são outras. Se um professor pedisse de lição de casa o resumo de um livro, seria mais difícil encontrar uma resenha pronta do que ler o livro e fazer a sua própria.
Abordamos isso tudo para chegarmos a uma conclusão sabida por todos: a internet ocupa um grande espaço na vida dos jovens, e, portanto, tem um papel fundamental no ambiente escolar. Cabe a nós professores tentarmos conciliar o mundo virtual com o escolar, sem que o primeiro invalide propostas pedagógicas do segundo e liquide algumas experiências essenciais, como a própria leitura de obras literárias.
Foi pensando nisso que surgiu a idéia. Em junho, a designer da Comunidade Virtual, Natália Pacheco, enviou por email para toda a equipe uma página interessante: era um perfil do personagem Dom Casmurro, de Machado de Assis, em uma rede social. Por se tratar de personagem de um grande clássico, foi muito fácil identificar as referências aludidas na sua “atividade recente”.
O perfil agradou toda a equipe e decidiu-se, então, que todos criariam alguns perfis para entender se a proposta teria algum potencial pedagógico.


Retirado de olimpí ada@cenpec.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário