A internet foi criada há mais ou menos uns 40 anos, com fins
militares durante a Guerra Fria. Desde então seu uso foi aumentando em círculos
acadêmicos restritos, apenas como mecanismo de comunicação interna. A internet
só começou a ser usada por uma parcela maior da população em 1990. Se a
compararmos à vida de uma pessoa, poderíamos dizer que só agora, com 21 anos,
ela está saindo da adolescência.
Esses dados são importantes para que entendamos o porquê de uma
grande porcentagem de usuários ser formada exatamente por jovens. Um garoto de
16 anos já nasceu em meio a tudo isso, facilitando seu processo de aprendizagem
sobre o uso da ferramenta, pois ela nunca se apresentou a ele como uma
novidade. Alguém de mais de 35 anos, por outro lado, viveu o choque de uma vida
sem internet para uma vida com internet. Suas referências de pesquisa muito
provavelmente são outras. Se um professor pedisse de lição de casa o resumo de
um livro, seria mais difícil encontrar uma resenha pronta do que ler o livro e
fazer a sua própria.
Abordamos isso tudo para chegarmos a uma conclusão sabida por
todos: a internet ocupa um grande espaço na vida dos jovens, e, portanto, tem
um papel fundamental no ambiente escolar. Cabe a nós professores tentarmos
conciliar o mundo virtual com o escolar, sem que o primeiro invalide propostas
pedagógicas do segundo e liquide algumas experiências essenciais, como a
própria leitura de obras literárias.Foi pensando nisso que surgiu a idéia. Em junho, a designer da Comunidade Virtual, Natália Pacheco, enviou por email para toda a equipe uma página interessante: era um perfil do personagem Dom Casmurro, de Machado de Assis, em uma rede social. Por se tratar de personagem de um grande clássico, foi muito fácil identificar as referências aludidas na sua “atividade recente”.
O perfil agradou toda a equipe e decidiu-se, então, que todos criariam alguns perfis para entender se a proposta teria algum potencial pedagógico.
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