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sexta-feira, 24 de maio de 2013

AULA 1 PROJETO ENEM









Inicialmente o projeto foi apresentado aos alunos de forma a explicitar como serão as regras, bem como a certificação do mesmo. Em seguida, apresentei o guia do participante do Enem 2012 e o que vem a ser a dissertação argumentativa.

Para desenvolver a argumentação dos alunos foi feito um debate regrado "relâmpago" com o tema "aborto".

Tarefa para dia 25/05/2013

Produção de um texto dissertativo- argumentativo com o tema "Aborto".
Texto base: Como ganhar uma discussão sobre aborto. Revista "Superinteressante"

AULA 2 PROJETO ENEM

AULA 2 PROJETO ENEM

TEXTO PARA ESTUDO AULA 2: 25/05/2013
A participação do aluno

           O aluno tem direito de participar das decisões escolares, pois possui informações, tem ideias próprias como qualquer pessoa e sua vida é afetada por aquilo que acontece na escola.
               Hoje, a maioria das crianças e adolescentes tem acesso aos meios de comunicação de massa. Por meio da televisão, dos jornais, das revistas, das redes informatizadas como a internet, recebe todo o tipo de informação que lhe permite saber o que ocorre no país e no mundo. Ora, deter informação é um primeiro e importante requisito para que alguém tome decisões adequadas.

           Além de ter informações, o aluno, como qualquer ser humano dotado de inteligência, é capaz de pensar, de formular ideias originais, de analisá-las, criticá-las e, quando for o caso, de reformulá-las se lhe apresentam um argumento contrário convincente. Tem, portanto, mais uma condição necessária à participação.
          Em terceiro lugar, o aluno tem um direito legítimo de participar das decisões escolares: ele é o elemento principal da escola, que só existe para formá-lo, transmitindo-lhe conhecimentos e valores adequados à vida pessoal e social. Ou seja, a escola tem uma influência considerável na vida do aluno. Deixá-lo à margem das decisões significa tirar-lhe o direito de decidir sobre a própria vida.

              Por tudo isso, quando fosse necessário e oportuno, o aluno deveria ser solicitado a dar opiniões e a ajudar na solução dos problemas do cotidiano escolar, não só porque esse é um direito de qualquer pessoa e ele é capaz de exercê-lo, mas também para que se torne um cidadão habituado a participar das decisões que lhe dizem respeito.




ATIVIDADES



1. Você acabou de ler um texto dissertativo. No texto dissertativo,
a) narram-se fatos;
b) descrevem-se seres;
c) discute-se uma ideia.

2. Apenas lendo o título do texto, você seria capaz de saber qual a ideia a ser defendida (isto é, você saberia dizer se o texto é a favor ou contra a participação do aluno)? Por quê?

3. Compare o título do texto com o início do primeiro parágrafo "o aluno tem direito de participar das decisões escolares". É o título ou é o início do primeiro parágrafo que permite perceber melhor a posição a ser defendida no texto?

4. O tema de um texto dissertativo é a ideia central que será desenvolvida.  Qual das alternativas apresenta o tema do texto lido?
a) A participação do aluno.
b) O aluno tem direito de participar das decisões escolares.
c) O aluno possui informações.
d) O aluno tem ideias próprias como qualquer pessoa
e) A vida do aluno é afetada por aquilo que acontece na escola.

5. Em qual parágrafo é apresentado o tema, isto é, a ideia central defendida no texto?

6. Segundo o texto, por que o aluno tem direito de participar das decisões escolares? Assinale a resposta mais completa.
a) Porque possui informações, tem ideias próprias como qualquer pessoa e sua vida é afetada por aquilo que acontece na escola.
b) Porque tem acesso aos meios de comunicação de massa.
c) Porque é capaz de pensar, de formular ideias originais, de analisá-las, criticá-las e, quando for o caso, de reformulá-las.
d) Porque tem um direito legítimo de participar das decisões escolares: ele é o elemento principal da escola.

7. Para defender uma ideia, é preciso apresentar argumentos, ou seja, é necessário apresentar as razões que justificam aquilo que afirmamos. Os argumentos são as respostas à pergunta "Por quê?”. Qual alternativa da questão anterior apresenta a síntese dos argumentos que justificam a afirmação do início do primeiro parágrafo?

8. Em que parágrafo é apresentada a síntese dos argumentos usados para defender a ideia central do texto?

 9. Você conclui que costumamos apresentar no primeiro parágrafo desse tipo de texto dissertativo
a) o título.
b) o tema.
c) os argumentos resumidos.
d) o título e o tema.
e) o tema e os argumentos resumidos.

10. No segundo, terceiro e quarto parágrafos foram:
a) desenvolvidos os argumentos apresentados resumidamente no primeiro parágrafo.
b) apresentados novos argumentos para complementar os mencionados no primeiro parágrafo.

11. No último parágrafo,
a) acrescenta-se um novo argumento para de fender a ideia.
b) reafirma-se o que foi desenvolvido ao longo do texto e faz-se um comentário final.
c) faz-se um comentário que introduz uma ideia contrária a tudo o que foi afirmado ao longo do texto.

12. No texto dissertativo, foi empregado o padrão culto ou a linguagem popular?

13. O autor transmitiu suas emoções ou apenas se limitou a discorrer sobre o tema com objetividade?

14. Você concorda com a ideia central defendida nesse texto?  Justifique.

15. Você concorda com os três argumentos apresentados para justificar a afirmação inicial?  Justifique.

16. Escreva resumidamente um novo argumento que poderia também ser usado para justificar a ideia defendida no texto.

17. Qual seria a ideia contrária àquela defendida nesse texto?
18. Apresente resumidamente três argumentos para justificar a ideia contrária àquela defendida no texto.



TAREFA



 
 

CARTÃO DE RESPOSTA DA REDAÇÃO

COMPETÊNCIAS AVALIADAS





quinta-feira, 16 de maio de 2013