Parte A – Leitura e interpretação de texto
Leia, com atenção, o texto a seguir. Em seguida, responda às
questões de interpretação.
Por que choramos ao cortar cebola?
Não importa
quem está no comando das artes culinárias, mesmo o mais bravo dos mestres-cucas
se debulha em lágrimas diante de uma cebola! Se você já passou pela experiência
de cortar uma, sabe que não se trata de emoção de cozinheiro e, sim, de
ardência nos olhos mesmo. Mas por que a cebola faz qualquer um chorar?
A explicação
está na química. Dentro das células da cebola existem compostos de uma
substância chamada enxofre, que é responsável pelo cheiro característico do
vegetal. Quando as células se rompem pela ação da faca, esses compostos se
transformam em gases que são liberados no ar e chegam até os nossos olhos,
fazendo-os arder.
Sentimos o
desconforto na visão porque os gases liberados pela cebola se transformam em
ácido quando entram em contato com a lágrima natural que lubrifica nossos
olhos. Como o tal ácido é um composto estranho para o corpo, nosso organismo
logo dá um jeito de se proteger, ativa as nossas glândulas lacrimais — os
nossos, digamos, para-brisas oculares —, que produzem mais lágrimas para lavar
a irritação e expulsar o ácido indesejado.
Quer dizer que
toda vez que precisarmos cortar uma cebola vai ser esse chororô? Nada disso!
Aqui vai uma dica preciosa que você pode espalhar para os adultos: lave bem a
cebola e corte-a debaixo da torneira. Desse modo, o ácido irá se formar quando
entrar em contato com água e não com os seus olhos. Mas é preciso ser ágil para
evitar o desperdício desse líquido tão precioso!
GOMES,
Alexandre Leiras. Publicado em 01 dez. 2010 /
Atualizado
em 01 dez. 2010.
1)
Qual é o tema explorado pelo texto? A imagem, ou seja,
o texto não verbal, auxiliou você a chegar a essa conclusão? Por quê? (0,3)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
Qual é a explicação contida no texto para o choro
involuntário durante o corte de uma cebola?(0,2)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)
Como você descreveria as linguagens verbal e não verbal
utilizadas nesse texto? (0,2)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)
Qual é a advertência ou tipo de alerta feito ao leitor
no texto? (0,2)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia e
responda:
Quebra-cabeça debaixo d'água
Ser
cientista é ser um pouco detetive e, na área de arqueologia, não é diferente.
Os arqueólogos buscam entender situações do passado com a ajuda de peças muito
antigas. Mas sabia que muitos dos vestígios deixados pelos nossos antepassados
acabaram indo por água abaixo.
5)
Leia:
"Os
arqueólogos buscam entender situações do passado com a ajuda de peças muito
antigas".
•
Retire do trecho acima:
a)
Sujeito: _______________________________________________(0,3)
b)Núcleo
do sujeito: _______________________________________(0,3)
c)
Predicado: _____________________________________________(0,3)
Parte
B – Gramática e Estudo da Língua
Leia
o texto a seguir e responda à questão 6.
Erro de português
Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena! Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português
ANDRADE,
Oswald de. In Tupi ou not tupi.
6)
Identifique e reescreva o sujeito, o núcleo do sujeito
e o predicado dos dois últimos versos do poema. (0,3)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia
o texto e responda à questão 7.
Fazer
Magiquinha
Escolha
duas moedas diferentes. Coloque-as em cima da mesa e vire de costas. Peça para
seu amigo escolher uma delas e segurar bem forte, contando até dez. Depois, ele
devolve a moeda ao mesmo lugar para que você adivinhe qual delas foi a
escolhida. Você põe seus dedos sobre as duas e aquela que estiver mais quente é
a certa.
Fonte: Rocha, Ruth. Almanaque Ruth Rocha. São
Paulo:Ática, 2005.
7)
Assinale a alternativa que explica, de acordo com o
texto, por que seu amigo precisa contar até dez enquanto segura a moeda: (0,2)
a) a mesa
precisa esfriar.
b) a moeda
precisa esquentar.
c) o mágico
tem tempo de adivinhar.
d) o mágico
tem tempo de se virar.
8)
Observe a imagem a seguir:
a) O que é anunciado
pela imagem acima? (0,2)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)Qual é a finalidade
do texto? (0,2)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
1)
10)Qual(is) foi(foram) o(s) tipo(s) linguagem utilizado(s)
na imagem acima? (0,3)
a) Verbal.
b)Não verbal.
c) Verbal e
não verbal.
• Justifique
sua resposta. (0,3)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________